A RELAÇÃO ENTRE TEORIA/PRÁTICA COMO ELEMENTO REFLEXIVO DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Guacira de Azambuja
  • Margarete Terezinha Sirena

Resumo

O presente artigo é resultado de parte de reflexões realizadas pelas autoras, enquanto professoras do curso de Pedagogia e responsáveis pela dinamização das atividades de prática de ensino em dois semestres do mesmo. A escrita deste artigo deve-se a constatação de que o registro das reflexões podem contribuir com a melhoria da formação docente considerando que aqui se apresenta um determinado entendimento de prática pedagógica que visa uma dimensão mais ampla de suas contribuições ao campo da ação social e não só da prática educativa. Por meio de um diálogo hermenêutico, realizou-se também a discussão referente a indissociabilidade entre teoria e prática mostrando algumas concepções ainda existentes nos ambientes formativos. Contudo, apontou-se a relação entre formação, reflexão teoria e prática como uma dimensão mais ampla de docência e suas relações com a vida, com o desenvolvimento humano e com um projeto de formação de sociedade onde a  educação, a prática pedagógica estão comprometidas com a humanização.

Downloads

Publicado

2005-04-22

Como Citar

Azambuja, G. de, & Sirena, M. T. (2005). A RELAÇÃO ENTRE TEORIA/PRÁTICA COMO ELEMENTO REFLEXIVO DA FORMAÇÃO DOCENTE. VIDYA, 25(1), 7. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/380

Edição

Seção

Artigos