A LUDICIDADE E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA

Autores

  • Darlene Scholze
  • Vantoir Roberto Brancher
  • Cláudia Terra do Nascimento

Resumo

Neste estudo, investigou-se a importância da ludicidade diante do processo de aprendizagem na infância. Para realizá-lo, elaborou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, para entender o que alguns renomados autores compreendem sobre o jogo, os brinquedos e as brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Tentando apontar uma nova perspectiva para a ludicidade, construiu-se este trabalho para entender como as brincadeiras infantis são transformadas em novos conhecimentos, através das trocas e recriações que a criança faz de sua realidade. Portanto, neste estudo, apresentam-se alguns conceitos e concepções importantes que fazem parte da vida da criança, como ludicidade, infância, educação, pedagogia, brincadeira, brinquedo e jogos, bem como a importância da presença do lúdico na construção de conhecimentos infantis.

Downloads

Publicado

2006-04-22

Como Citar

Scholze, D., Brancher, V. R., & Nascimento, C. T. do. (2006). A LUDICIDADE E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA. VIDYA, 26(2), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/379

Edição

Seção

Artigos