TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: QUAIS SÃO CONHECIDAS PELOS PROFESSORES E QUAIS SÃO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3773

Resumo

As metodologias ativas e as tecnologias digitais na Educação estão cada vez mais presentes em sala de aula. As metodologias ativas são estratégias que colocam os estudantes como principais agentes de seu aprendizado, já as tecnologias digitais auxiliam nas práticas pedagógicas. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta um levantamento realizado com 948 professores de diversas áreas do conhecimento, sobre quais tecnologias digitais e metodologias ativas são conhecidas por eles e quais aplicativos podem ser utilizados com alguma metodologia ativa na educação relacionando com a aprendizagem tecnológica ativa. Os resultados mostram que a metodologia ativa mais conhecida pelos professores é a aprendizagem baseada em problemas seguida da aprendizagem baseada em projetos. Já em relação ao aplicativo mais conhecido pelos professores os resultados apontam para os aplicativos da Google for education, o Quizizz e o Kahoot!. Ademais, os professores consideraram que estes três aplicativos são os mais indicados para serem utilizados na Educação.

Biografia do Autor

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do programa de mestrado profissional em Química (PROFQUI) da UFRPE. Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Vice-diretor da divisão de ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química.Coordenador do Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ) e do Grupo de pesquisa InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) da UFRPE. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores.

Downloads

Publicado

2021-06-18

Como Citar

Leite, B. S. (2021). TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: QUAIS SÃO CONHECIDAS PELOS PROFESSORES E QUAIS SÃO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO?. VIDYA, 41(1), 185–202. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3773