JUROS SIMPLES E COMPOSTOS: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS À LUZ DA TECNOLOGIA DO SOFTWARE CALC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3663

Resumo

O presente artigo trata do desenvolvimento e resultados de uma experiência didática voltada para o ensino de Juros Simples e Compostos, utilizando-se da Tendência Metodológica de ensino da Matemática: Mídias tecnológicas, agregando o software Calc como recurso auxiliador ao processo de ensino, por meio de uma Sequência Didática, com questões contextualizadas, voltadas para discentes do Ensino Médio. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva de modo a unitarizar os dados do corpus e agrupá-los em categorias, entre elas e abordada nesse artigo, a utilização do recurso tecnológico Calc, que foi organizado com os excertos dos participantes e exploradas as sínteses e respectivas análises interpretativas. Os resultados revelaram uma análise favorável, sendo a Sequência Didática uma proposta articulada ao uso do Calc que se adequa ao ensino de Juros Simples e Compostos, permitindo apontamentos sobre a transformação da prática de ensino, bem como a mudança de postura pedagógica proporcionada pela inovação tecnológica digital.

Biografia do Autor

Claudia Francisco Pelati Teixeira, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná

João Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ensino / Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio.

Editor-chefe da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Teixeira, C. F. P., & Coelho Neto, J. (2021). JUROS SIMPLES E COMPOSTOS: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS À LUZ DA TECNOLOGIA DO SOFTWARE CALC. VIDYA, 41(1), 15–33. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3663