REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES E DE SEUS RESPONSÁVEIS SOBRE A CIÊNCIA NO DIA A DIA - OU CIÊNCIA INFORMAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3640

Resumo

A motivação inicial para o desenvolvimento desta pesquisa era entender o contexto em que as famílias se encontram em relação à educação de seus filhos, questionando quais as possíveis influências da Escola e da Família na construção de Representações Sociais sobre Ciência Informal por estudantes de Ensino Fundamental e tendo como objetivo analisar as Representações Sociais de estudantes e de seus responsáveis sobre a ciência no dia a dia. A partir da aplicação da análise prototípica, instrumento de coleta consolidado no campo das Representações sociais, foi possível observar que as famílias têm pouca influência na construção das Representações Sociais de seus filhos, sendo a Escola a principal referência de Ciência destes indivíduos e, portanto, suas Representações estão relacionadas ao ambiente escolar, suas atividades e métodos, proporcionando um distanciamento da Ciência no cotidiano destes jovens.

Biografia do Autor

Eduardo Mozart Machado, Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pelo programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Professor de Ciências e Biologia pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. 

Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Epistemologia da Ciência - GPEEC.

Mariana A. Bologna Soares Andrade, Universidade Estadual de Londrina.

Doutora Em Educação para a Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP-Bauru.

Professora do Departamento de Biologia Geral e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino e Epistemologia da Ciência - GPEEC.


Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Machado, E. M., & Andrade, M. A. B. S. (2021). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES E DE SEUS RESPONSÁVEIS SOBRE A CIÊNCIA NO DIA A DIA - OU CIÊNCIA INFORMAL. VIDYA, 41(1), 129–148. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3640