HISTÓRIAS DE VIDA NA INFÂNCIA: DESVELANDO CAMINHOS, DESCOBRINDO POSSIBILIDADES

Autores

  • Cláudia Terra do Nascimento
  • Vantoir Roberto Brancher
  • Valeska Fortes de Oliveira

Resumo

Neste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre a infância, cujo tema são as narrativas infantis e as histórias de vida. Nesse sentido, centramos nossa reflexão na importância e nas possibilidades de realização desse tipo de trabalho/pesquisa com crianças. Nosso trabalho tem como cerne a ideia de que a infância necessita ser levada a sério pelo adulto, enquanto construção social específica, com uma cultura própria e que, portanto, merece ser considerada nos seus traços específicos. Assim, no primeiro tópico, trazemos um breve resgate histórico dos estudos acerca da infância e as respectivas contribuições para o trabalho com a criança. No segundo tópico, construímos algumas reflexões acerca do método utilizado nas  histórias de vida e nas narrativas. E, no terceiro tópico, apresentamos e discutimos as possibilidades de utilização desse método com crianças, trazendo de forma mais incisiva a afirmação da possibilidade de realização desse trabalho, deixando clara a necessidade de se dar voz e vez à infância, enquanto elemento ativo de uma socialização que, ainda, é regida por instituições e por adultos.

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Publicado

2007-04-17

Como Citar

Nascimento, C. T. do, Brancher, V. R., & Oliveira, V. F. de. (2007). HISTÓRIAS DE VIDA NA INFÂNCIA: DESVELANDO CAMINHOS, DESCOBRINDO POSSIBILIDADES. VIDYA, 27(1), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/349

Edição

Seção

Artigos