HISTÓRIAS DE VIDA NA INFÂNCIA: DESVELANDO CAMINHOS, DESCOBRINDO POSSIBILIDADES
Resumo
Neste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre a infância, cujo tema são as narrativas infantis e as histórias de vida. Nesse sentido, centramos nossa reflexão na importância e nas possibilidades de realização desse tipo de trabalho/pesquisa com crianças. Nosso trabalho tem como cerne a ideia de que a infância necessita ser levada a sério pelo adulto, enquanto construção social específica, com uma cultura própria e que, portanto, merece ser considerada nos seus traços específicos. Assim, no primeiro tópico, trazemos um breve resgate histórico dos estudos acerca da infância e as respectivas contribuições para o trabalho com a criança. No segundo tópico, construímos algumas reflexões acerca do método utilizado nas histórias de vida e nas narrativas. E, no terceiro tópico, apresentamos e discutimos as possibilidades de utilização desse método com crianças, trazendo de forma mais incisiva a afirmação da possibilidade de realização desse trabalho, deixando clara a necessidade de se dar voz e vez à infância, enquanto elemento ativo de uma socialização que, ainda, é regida por instituições e por adultos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA
Artes, Letras e Comunicação | Ciências da Saúde | Ciências Humanas | Ciências Naturais e Tecnológicas
Ciências Sociais Aplicadas | Thaumazein | Vidya
INDEXADA EM
Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.