PIZZAS E TRIÂNGULO DE PASCAL: ILUSTRANDO A ARTICULAÇÃO CONCEITUAL DE UMA RESPOSTA EM FÓRUM VIRTUAL

Autores

  • Marcelo Almeida Bairral
  • Gilmar Teixeira dos Santos

Resumo

Ilustrar relações conceituais entre situações de aprendizagem variadas deve ser um dos objetivos do ensino de matemática. Nesse processo, o desenvolvimento de habilidades comunicativas, inclusive as mediadas pela informática, tem assumido um papel crucial. Neste artigo, mostramos a articulação conceitual entre resposta apresentada para um problema proposto e o Triângulo de Pascal1. O estudo contribui para a matemática escolar em duas vertentes: mostrar que é possível resolver problemas matemáticos on-line e chamar a atenção do professor sobre a importância de dispor de uma variedade de estratégias para analisar a construção do conhecimento dos alunos.

Downloads

Publicado

2008-04-16

Como Citar

Bairral, M. A., & dos Santos, G. T. (2008). PIZZAS E TRIÂNGULO DE PASCAL: ILUSTRANDO A ARTICULAÇÃO CONCEITUAL DE UMA RESPOSTA EM FÓRUM VIRTUAL. VIDYA, 28(1), 8. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/337

Edição

Seção

Artigos