ANSIEDADE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A INFLUÊNCIA DOS PARES, PAIS E PROFESSORES

Autores

  • Ana Maria Antunes de Campos Doutoranda em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP https://orcid.org/0000-0003-4276-5776
  • Ana Lúcia Manrique Professora - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. Produtividade em Pesquisa Nível 2 http://orcid.org/0000-0002-7642-0381

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3366

Resumo

A ansiedade matemática é uma aversão e resposta negativa perante situações que envolvam a matemática, e que pode modificar o estado cognitivo, fisiológico e comportamental do estudante. O estudo aponta que os procedimentos psicológicos produzem efeitos sobre quatro processos: cognitivo, motivacional, afetivo e de seleção. Existem forte indícios demonstrando que a ansiedade matemática se inicia na tenra idade. Nesse sentido, esse artigo, caracterizado como um ensaio teórico, busca responder a seguinte questão norteadora: que fatores contribuem para a ansiedade matemática de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e de que modo implicam no processo de escolarização? E tem como objetivo analisar algumas pesquisas que discutem a ansiedade matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados revelam que a influência dos pais e as atitudes dos professores podem incidir na ansiedade matemática dos estudantes que, geralmente, é correlacionada com os distúrbios de aprendizagem presentes na escola.

Biografia do Autor

Ana Maria Antunes de Campos, Doutoranda em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutoranda em Educação Matemática pela PUC-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Ensino Lúdico, Pós-Graduada em Didática e Tendências Pedagógicas. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Guarulhos (2007). Tem experiência na área de Educacional, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, Formação de Educadores. Pesquisadora em Educação Matemática, Discalculia e Dificuldades de Aprendizagem. Autora de contos, poesias, artigos e livros na área educacional, dentre eles: Discalculia: superando as dificuldades de aprender matemática; Raciocínio Lógico: atividades para auxiliar crianças e adolescentes e Jogos matemáticos: uma nova perspectiva para Discalculia, todos publicado pela Editora WAK. Participante da Coletânea Saci Pererê: Novas HistóriasSonhei que, Por que Comigo, todos publicado pelo Projeto Apparere – Editora Perse. Atualmente é professora de Matemática Titular na Rede Estadual e professora de Educação Básica na Rede Municipal de Guarulhos.

Ana Lúcia Manrique, Professora - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. Produtividade em Pesquisa Nível 2

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP intitulado por "Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (INEO)". Coordenou subprojeto da área de Ciências Exatas do PIBID-PUC/SP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010, "Desafios para a educação inclusiva: pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da matemática nas séries iniciais da educação básica". Participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2012, intitulado"Rede Colaborativa de Práticas na formação de professores que ensinam matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos", projeto em rede com a UFSCar, UFABC e PUC-SP. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais, projeto em parceria entre PUC/SP e UFTM. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral e Educação Inclusiva.

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

Campos, A. M. A. de, & Manrique, A. L. (2020). ANSIEDADE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A INFLUÊNCIA DOS PARES, PAIS E PROFESSORES. VIDYA, 40(2), 459–473. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3366