UM PASSEIO PELA ESCOLA E A GEOMETRIA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Simone Damm Zogaib Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3361

Resumo

Este texto é um convite para passear junto com as crianças por uma escola de Educação Infantil no município da Serra-ES. Decorre de uma pesquisa de doutorado sobre sentido espacial infantil com dezenove participantes entre 4 e 6 anos. Tem por objetivo refletir sobre uma geometria das crianças que emerge de suas falas e gestos enquanto passeiam pela escola. Apoia-se teoricamente em estudos da infância e da Educação Matemática. Utiliza um experimento de ensino como procedimento metodológico de pesquisa, ancorado em uma abordagem qualitativa de investigação. Conclui que emerge uma geometria das crianças a partir das interações delas entre si, com adultos, objetos e lugares no espaço escolar. Essa geometria infantil observa-se por meio de gestos e falas, que tornaram evidente suas habilidades de orientação espacial e visualização espacial, ou seja, seu sentido do espaço.

Biografia do Autor

Simone Damm Zogaib, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Zogaib, S. D. (2020). UM PASSEIO PELA ESCOLA E A GEOMETRIA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. VIDYA, 40(2), 87–106. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3361