DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E OPERAÇÕES RACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3360

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que objetivou investigar o as operações racionais de estudantes do terceiro ano de escolarização mediante a execução das tarefas escolares de matemática. A investigação teve como referência os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Para isso, realizamos, em um primeiro momento, estudos bibliográficos sobre as operações racionais aqui compreendidas como os mecanismos internos do pensamento que medeiam os signos e símbolos. Em conjunto a esses estudos, desenvolvemos a pesquisa empírica, por meio de observações de aulas de matemática, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na região noroeste do Paraná. A sistematização dos dados foi feita por meio de episódios e cenas que se constituem em uma forma de expressarmos a unidade mínima de análise - a relação entre a organização do ensino e as operações racionais. Para este artigo trazemos o trabalho com o conceito de ordem e multiplicação.

Biografia do Autor

Edilson de Araújo dos Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM).

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2017) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) na linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Fez parte do PIBID subprojeto Pedagogia, Foco Matemática (2014-2018). É membro do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/CNPq) e da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM). Ministrou oficinas de Língua Portuguesa e Matemática na rede municipal de educação de Maringá-PR por meio do Programa Mais Educação (2015-2016). Atuou como Educador Infantil na rede municipal de educação de Maringá-PR (2016-2018). Atualmente é professor na rede municipal de educação de Maringá. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem; Organização do Ensino de Matemática; Formação de Professores; e Operações Racionais.

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM).

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e organização do ensino de matemática. Os subtemas de maior concentração são: Desenvolvimento Humano e Educação Escolar.

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Santos, E. de A. dos, & Moraes, S. P. G. de. (2020). DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E OPERAÇÕES RACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA. VIDYA, 40(2), 355–376. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3360