CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA - TRABALHANDO COM FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DE JOGOS

Autores

  • Lucicleide Lavor Terto
  • Norma Suely Gomes Allevato

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, apresentar e analisar uma experiência de ensino em que o conteúdo matemático função quadrática foi trabalhado a partir de um jogo de cartas como recurso didático. A pesquisa foi realizada com alunos da primeira série do Ensino Médio numa aula de Matemática, seguindo a abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita, essencialmente, por observação-participante em aula. Analisou-se em que medida a atividade permitiu aos alunos avançarem no conhecimento sobre função quadrática, estabelecendo relações entre sua lei de formação, vértice, raízes e gráfico. O estudo mostrou que a atividade permitiu que alguns alunos construíssem essa compreensão e que outros a aprofundassem durante e a partir do jogo. A pesquisa possibilitou, também, desenvolver análises sobre o aprimoramento da prática pedagógica do professor. Concluiu-se que a falta de apoio, do ponto de vista da formação continuada, faz com que, muitas vezes, o professor abandone uma prática antes mesmo de ter tido oportunidade de aprimorá-la.

Downloads

Publicado

2008-04-16

Como Citar

Terto, L. L., & Allevato, N. S. G. (2008). CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA - TRABALHANDO COM FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DE JOGOS. VIDYA, 28(1), 14. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/336

Edição

Seção

Artigos