LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PRÁTICA DOCENTE INSUBORDINADA CRIATIVAMENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3281

Resumo

Neste artigo, a partir de uma prática pedagógica insubordinada criativamente, analisamos as estratégias matemáticas adotadas por alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual da cidade de Belém-PA relativas às tomadas de decisão importantes para o bem-estar coletivo. Nesse âmbito, nosso objetivo é identificar e compreender práticas de letramento matemático escolar assumidas por alunos dos anos iniciais em tomadas de decisões importantes frente a proposta insubordinada criativamente pelo professor pesquisador. Para a produção do material empírico utilizamos uma situação hipotética com o intuito de fomentar discussões pelos alunos; e nossos registros em áudio e em diário de campo acerca das reflexões dos estudantes, suscitadas pela situação hipotética. Constatamos que, quando diante de circunstâncias que demandam posicionamento, as crianças acessam o conhecimento matemático como estratégia para tomadas de decisão que impactam socialmente em suas vidas e de sua comunidade.

Biografia do Autor

Adriano Santos de Mesquita, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (UFSC)

Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA)

Lucenciado Pleno em Pedagogia (UEPA)

Licenciado Pleno em Letras Língua Portuguesa

Professor e Coordenador Pedagógico da SEDUC-PA

Regina Célia Grando, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Doutora do Departamento de Metodologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Mesquita, A. S. de, & Grando, R. C. (2020). LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PRÁTICA DOCENTE INSUBORDINADA CRIATIVAMENTE. VIDYA, 40(2), 513–531. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3281