PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3275

Resumo

O presente artigo objetiva identificar e compreender a prática pedagógica inclusiva de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O delineamento metodológico utilizado foi o levantamento bibliográfico dos textos completos, publicados em anais de reuniões científicas nacionais realizadas pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no período 2006-2017. O corpus constituído reúne seis artigos. Para garantir a organização e rigor da análise, inspiramo-nos no método análise de conteúdo fundamentado em Bardin (2011; 2016). A análise de conteúdo revela elementos dos contextos da prática pedagógica inclusiva de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: formação continuada, experiência da docência e desempenho ativo no seu processo de formação. Tais elementos se inter-relacionam e evidenciam distintos aportes teóricos e metodológicos que dão sustentação ao processo formativo.

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, UNIFESSPA/IEA

Professor Adjunto da área Temática Educação Matemática no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutor em Educação (UFBA); Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Especialista em Estatísticas Educacionais (UFPA); Graduado em Matemática (UEPA).

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Lima, R. F. (2020). PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 40(2), 245–260. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3275