LITERATURA INFANTIL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PARA O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.3272

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta utilizando a Literatura Infantil como estratégia de aprendizagem no Ensino de Matemática para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. Os procedimentos de coleta de dados foram as produções dos alunos e os registros das observações que foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa indicaram que foi possível perceber o interesse e motivação dos alunos para realização das atividades, contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos abordados. Conclui-se que relacionar a Literatura Infantil com a Matemática revela uma das possibilidades que o professor do Ensino Fundamental I tem para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem dos conteúdos curriculares de Matemática, envolvendo os alunos na construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Luana Eveline Tramontin, UTFPR Ponta Grossa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007). Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade Sant'Ana (2012). Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR Ponta Grossa (2020). Atualmente é professora do Colégio e Faculdade Sant'Ana. Coordenadora do Curso de Formação de Docentes em nível Técnico. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, UTFPR - Ponta Grossa

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas seguintes áreas: 1) Álgebra Linear, Geometria Analítica, no curso de Engenharia de Produção 2) Fundamentos de Matemática no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; 3)Ensino de Matemática e Educação Científica e Tecnológica, junto ao Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do qual foi coordenadora de 2007-2009. Faz parte do corpo editorial da RBECT (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia) da UTFPR, bem como da comissão organizadora do evento SINECT. Tem contribuído com pareceres de artigo para as revistas Vidya, Ciência & Cognição, Alexandria, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Investigações em Ensino de Ciências, bem como para eventos como ENPEC e ENEM.

Jaqueline de Morais Costa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2011) e Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Atualmente é estudante - grupo de pesquisa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e pedagoga - Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática e formação de professores e gestão escolar.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Tramontin, L. E., Pinheiro, N. A. M., & Costa, J. de M. (2021). LITERATURA INFANTIL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PARA O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. VIDYA, 42(1), 1–20. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.3272

Edição

Seção

Artigos