PROFESSORAS POLIVALENTES E O DESENVOLVIMENTO DA PROFESSORALIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Luana Leal Alves Professora na rede pública de ensino de Pelotas. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande.
  • Antônio Maurício Medeiros Alves Doutor em Educação e professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas
  • Thaís Philipsen Grützmann Doutora em Educação e professora adjunta na Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3211

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado, que teve por objetivo geral identificar o desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes, em específico, no que se refere ao ensino de Matemática nos anos iniciais. O recorte aqui apresentado aborda o referencial teórico empregado no estudo e discorre sobre os procedimentos metodológicos utilizados, apresentando o processo de análise de dados. Como resultado apresenta-se a compreensão dos dados da pesquisa, do que derivou a elaboração do novo emergente, ou seja, a escrita dos metatextos, que indicam que o desenvolvimento da professoralidade das professoras polivalentes pesquisadas, tem influência da formação inicial, de experiências vivenciadas e das práticas profissionais, num processo constante ao longo da carreira docente. Ainda, foi possível identificar que os cursos de formação inicial que essas professoras vivenciaram não possibilitaram condições favoráveis para aprendizagem de conceitos matemáticos, os quais são necessários às professoras em suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Luana Leal Alves, Professora na rede pública de ensino de Pelotas. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande.

Atuação: Matemática no ensino básico (fundamental II)

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9446-1382

Antônio Maurício Medeiros Alves, Doutor em Educação e professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas

Atuação: formação de professores

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5857-4283

Thaís Philipsen Grützmann, Doutora em Educação e professora adjunta na Universidade Federal de Pelotas

Atuação: formação de professores

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6015-1546

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Alves, L. L., Alves, A. M. M., & Grützmann, T. P. (2020). PROFESSORAS POLIVALENTES E O DESENVOLVIMENTO DA PROFESSORALIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. VIDYA, 40(2), 203–222. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3211