HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS CIENTÍFICOS DA QUÍMICA: O CASO DA POTASSA NO SÉCULO XVIII

Autores

  • Laís Jubini Callegario Instituto Federal do Espírito Santo
  • Isabel Malaquias Universidade de Aveiro - Portugal
  • Fernando Luna de Oliveira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Resumo

Relatamos neste artigo um estudo que teve como propósito elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática baseada no episódio histórico da potassa para o ensino de química em nível médio. Pretendíamos verificar se a abordagem contextualizada historicamente seria capaz de promover a aprendizagem de conceitos científicos e aspectos da natureza da ciência. O planejamento da sequência fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa e em alguns referenciais de História das Ciências para o ensino de ciências. A metodologia da pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, sendo os dados obtidos a partir das respostas dos alunos às questões propostas e das gravações em áudio das discussões realizadas. A análise dos dados foi feita de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD), originando dois metatextos que mostraram que a sequência didática foi eficiente para a inserção e discussão de importantes aspectos da natureza da ciência e para a aprendizagem conceitual dos alunos. De modo geral, observamos uma melhoria nos discursos dos alunos em relação a incorporação de novos conceitos ou reformulação de ideias sobre as questões discutidas. Esperamos que esta pesquisa possa estimular o desenvolvimento de outras metodologias de ensino e que sejam capazes de promover uma educação científica de qualidade.

Biografia do Autor

Laís Jubini Callegario, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Ensino de Ciências pela Uenf. Atualmente é professora de química do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Piúma. Tem desenvolvido trabalhos voltados para a elaboração e validação de sequências didáticas na area de história da ciência e CTSA.

Isabel Malaquias, Universidade de Aveiro - Portugal

Isabel Malaquias tem um doutoramento em Física e é professora associada no Departamento de Física da Universidade de Aveiro.  Tem lecionado disciplinas de Física, Experimentação, História da Física, entre outras, e tem-se dedicado à investigação em História das Ciências, em particular dos instrumentos científicos, personagens e redes, história do ensino e da divulgação científica (séculos XVIII a XX). Integra o Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Entre outros trabalhos publicados, coeditou recentemente For the Love of Science – The correspondence of J. H. de Magellan (1722-1790) (Peter Lang, SA., 2017), em dois volumes, respeitante à obra epistolar do cientista português setecentista, de estatura internacional, João Jacinto de Magalhães.

Fernando Luna de Oliveira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Desde 1999, trabalha com ensino de química e faz pesquisas em história das ciências na Universidade Estadual do Norte Fluminense, depois de ter estudado química em Fortaleza (Ceará), Mito (Japão), Leuven (Bélgica) e Campinas (S. Paulo), onde completou o doutorado em ciências. Nos últimos 15 anos, tem se dedicado especialmente à aplicação na educação da história das ciências, e recentemente coeditou um livro sobre as ciências no Brasil, intitulado ‘Frei Veloso e a Tipografia do Arco do Cego’ (Edusp, 2019).

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Callegario, L. J., Malaquias, I., & Oliveira, F. L. de. (2020). HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS CIENTÍFICOS DA QUÍMICA: O CASO DA POTASSA NO SÉCULO XVIII. VIDYA, 40(1), 377–398. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3183

Edição

Seção

Artigos