ANÁLISE PSICOMÉTRICA DO TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA SIMPLIFICADO

Autores

  • Patrick Alves Vizzotto Universidade do Vale do Taquari
  • Luiz Fernando Mackedanz Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

Medir a Alfabetização Científica permite avaliar como este construto consegue ser percebido nas inúmeras atividades que visam promovê-la. Porém, a extensão dos testes utilizados é um fator que complica sua correta aplicação. Assim, realizou-se uma análise dos aspectos psicométricos de uma versão reduzida do Teste de Alfabetização Científica Básica de Laugksch e Spargo. O questionário foi aplicado em 653 ingressantes de cursos Técnicos e de Graduação e apresentou índices que sugerem adequação para avaliar o que se propõe medir. É indicado o emprego do teste para mensurar o nível de Alfabetização Científica Básica de maneira quantitativa. Sugere-se a sua aplicação em outras amostras dessa população a fim de verificar a estabilidade dos itens, e corroborar a estrutura teórica das componentes.

Biografia do Autor

Patrick Alves Vizzotto, Universidade do Vale do Taquari

Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS (2019). Mestre em Educação em Ciências pela FURG (2017). Graduado em Física Licenciatura pela UPF (2014). Atualmente realiza estágio de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-graduação em Ensino da UNIVATES, pesquisando a temática da Alfabetização Científica. Participa dos Grupos de Pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem em Ciências - UNIVATES e Inovações no Ensino de Ciências - FURG. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em mensuração da Alfabetização Científica, Física aplicada ao trânsito e retenção dos conhecimentos de Física em egressos do Ensino Médio.

Luiz Fernando Mackedanz, Universidade Federal do Rio Grande

possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente trabalha como professor associado no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande, atuando junto aos programas de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) e Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Atualmente, ocupa a coordenação do curso de Física Licenciatura. Trabalhou como professor assistente da Universidade Federal de Pelotas, lotado na Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul, atuando junto ao curso de Geofísica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Fenomenologia de Partículas Em Altas Energias e atua, desde 2010, na área de Educação em Ciências e Ensino de Física, atuando com os temas: formação de professores, inovações pedagógicas no ensino de ciências, temas controversos da física, contextualização e historicidade das ciências, interdisciplinaridade na atuação e formação de professores, formação continuada de professores de ciências naturais, relações de poder no currículo de ciências naturais. Coordena o Grupo de Pesquisa em Inovações no Ensino de Ciências (INOVAFIS), onde o foco de estudo são as inovações metodológicas e teóricas no processo ensino e aprendizagem, mantendo a historicidade das relações, bem como entendendo o caráter epistemológico destas inovações.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Vizzotto, P. A., & Mackedanz, L. F. (2020). ANÁLISE PSICOMÉTRICA DO TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA SIMPLIFICADO. VIDYA, 40(1), 315–333. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3109

Edição

Seção

Artigos