ENSINO POR INVESTIGAÇÃO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Adriana Helena Borssoi Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina
  • Elaine Cristina Ferruzzi Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina

Resumo

Neste artigo trazemos nossas considerações sobre o potencial das tecnologias digitais de informação e comunicação em aulas de Matemática do Ensino Superior quando desenvolvidas por meio do Ensino por Investigação em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Para isso, consideramos os aportes teóricos do Ensino por Investigação, que consiste em uma abordagem didática que cria um ambiente investigativo, bem como no ambiente virtual considerado um espaço que permite a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento da aprendizagem. Subsidiamos nossas análises em três contextos de ensino de cursos de graduação de uma universidade Federal do Paraná. Por meio de uma análise qualitativa, inspirada na Research Design, dos encaminhamentos empreendidos nestes contextos de ensino evidenciamos que as tecnologias têm potencial para testar hipóteses, analisar comportamentos de variáveis, simular comportamento de modelos matemáticos a partir da alteração de parâmetros e transitar entre diferentes representações de objetos matemáticos presentes em atividades investigativas.

Biografia do Autor

Adriana Helena Borssoi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina desde 2006, atuando nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste de Paraná (1998) e Especialista em Educação Matemática (1999) pela mesma instituição. Mestre e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2013). É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina, atuando nos cursos de Licenciatura em Química e Engenharia de Produção e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2013). É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR.

Elaine Cristina Ferruzzi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde, além das atividades docentes foi coordenadora do I e II Curso de especialização em Instrumentalização para o ensino de Matemática, Coordenadora da I Turma do Programa Especial de Formação pedagógica da UTFPR, campus Londrina, Diretora de Relações Empresariais e Comunitárias e Diretora de Graduação e Educação Profissional, além de professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática e uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia - GEPMIT/ UTFPR.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Borssoi, A. H., Silva, K. A. P. da, & Ferruzzi, E. C. (2020). ENSINO POR INVESTIGAÇÃO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA. VIDYA, 40(1), 297–313. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3101

Edição

Seção

Artigos