CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE VIDEOAULAS COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Autores

  • Luana Letícia da Silva Professora da rede estadual de Pernambuco
  • Valdir Bezerra dos Santos Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Marlene Alves Dias Universidade Anhanguera de São Paulo

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar as condições e restrições na construção de videoaulas por estudantes frequentando a disciplina de Laboratório de Matemática de uma universidade pública no curso de Licenciatura em Matemática. Esta pesquisa é objeto de um projeto mais amplo de formação de professores que investiga a relação dos futuros professores de Matemática com as tecnologias atuais. A pesquisa está fundamentada na Teoria Antropológica do Didático - TAD e as noções associadas. Para a coleta de dados, foi aplicada uma sondagem com oito questões abertas e realizada uma oficina com a participação de cinco estudantes: a oficina teve nove encontros consecutivos, nos quais o propósito era que os participantes construíssem videoaulas de Matemática com a finalidade de abordar algum conteúdo de Matemática do Ensino Fundamental - Anos Finais ou Ensino Médio. As videoaulas produzidas foram utilizadas como dados para a análise. No que concerne aos resultados da sondagem, verificamos que todos tinham familiaridade com a temática videoaulas e com o site de compartilhamento de vídeos YouTube, pois o utilizavam como ferramenta de estudo. Em relação às videoaulas construídas, os estudantes apresentaram restrições referentes ao planejamento das aulas e ao uso das ferramentas tecnológicas e, como condição, observamos que as atividades foram baseadas nas encontradas em livros didáticos, o que nos parece poder potencializar a dificuldade de planejamento de uma videoaula.

Biografia do Autor

Luana Letícia da Silva, Professora da rede estadual de Pernambuco

Mestranda pelo Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste (PPGECM- UFPE/CAA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2261-2986

Valdir Bezerra dos Santos Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Núcleo de Formação Docente da Universidade Federal de Pernambuco no Campus do Agreste. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3869-201X

Marlene Alves Dias, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutora em Matemática pela Universidade Dennis Diderot - Paris 7, França. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), São Paulo, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9168-9066

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

Silva, L. L. da, Santos Júnior, V. B. dos, & Dias, M. A. (2020). CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE VIDEOAULAS COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. VIDYA, 40(1), 279–295. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3088

Edição

Seção

Artigos