QUESTÕES DA OBMEP ADAPTADAS: ANÁLISE DE ERROS E O SOFTWARE GEOGEBRA

Autores

  • Thaís Vendruscolo Universidade Federal de Santa Maria
  • Sandra Eliza Vielmo Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

No presente artigo são apresentados os resultados decorrentes da pesquisa de mestrado Vendruscolo (2019), que teve por objetivo propor estratégias de resolução com o auxílio do software GeoGebra e verificar como a re/construção geométrica de forma dinâmica colabora na diferenciação/compreensão das grandezas perímetro e área. As questões adaptadas da segunda etapa foram concebidas a partir da análise de erros cometidos pelos alunos nas resoluções de questões da OBMEP adaptadas da primeira etapa, segundo classificação de Radatz (1979). A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Rio Grande do Sul e contou com a participação de doze alunos do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Com base nas respostas dos questionários inicial e final, do quadro resumo e das análises das resoluções das questões, verificou-se que a análise de erros e o GeoGebra contribuíram no desenvolvimento da diferenciação/compreensão das grandezas perímetro e área no grupo de alunos.

Biografia do Autor

Thaís Vendruscolo, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Atualmente é professora da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII.

Sandra Eliza Vielmo, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e Doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É professor titular do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física. Atualmente é Coordenadora Regional da OBMEP (RS02).

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Vendruscolo, T., & Vielmo, S. E. (2020). QUESTÕES DA OBMEP ADAPTADAS: ANÁLISE DE ERROS E O SOFTWARE GEOGEBRA. VIDYA, 40(1), 197–216. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3048

Edição

Seção

Artigos