APRENDENDO MATEMÁTICA POR COMPREENSÃO - UMA PRÁTICA REALIZADA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Dionei Cardozo Universidade Regional de Blumenau
  • Janaína Poffo Possamai Universidade Regional de Blumenau
  • Juliana Meneghelli Universidade Regional de Blumenau

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar quais as implicações da Resolução de Problemas como um caminho para se fazer Matemática com compreensão (Making Sense), para a aprendizagem dos conceitos de razão, proporção, regra de três simples e composta e porcentagem, no contexto do curso superior de Administração. Para tanto, foi planejada e aplicada uma abordagem de ensino na disciplina de Matemática Básica, cujos resultados foram analisados com base nas dimensões do Making Sense. Verificou-se que os acadêmicos passaram a ser protagonistas na construção de seu conhecimento, se tornando confiantes em suas habilidades de fazer matemática, se expressando crítica e criativamente na tomada de decisão para a resolução dos problemas propostos no contexto da Administração.

Biografia do Autor

Dionei Cardozo, Universidade Regional de Blumenau

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela FURB – Universidade Regional de Blumenau, Licenciada e Bacharel em Matemática pela FURB, Professora titular do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Juliana Meneghelli, Universidade Regional de Blumenau

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Cardozo, D., Possamai, J. P., & Meneghelli, J. (2020). APRENDENDO MATEMÁTICA POR COMPREENSÃO - UMA PRÁTICA REALIZADA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. VIDYA, 40(1), 217–236. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2985

Edição

Seção

Artigos