A CRIATIVIDADE NO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: UM OLHAR DIFERENCIADO PARA AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

  • Arlei Peripolli
  • Silvio Carlos dos Santos
  • Soraia Napoleão Freitas

Resumo

No presente artigo, resultado da investigação de mestrado, desenvolvido na Linha de Pesquisa LP3 - Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria-RS, objetivou-se a análise da criatividade no adolescente em conflito com a lei, como indicativo para altas habilidades/superdotação, e a compreensão desta pelos professores, evidenciado-a nas práticas pedagógicas. Os sujeitos colaboradores foram cinco professores da Escola Estadual Paulo Freire, localizada no interior do CASE, de Caxias do Sul-RS e dois adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de internação. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, com interpretação de estudo de caso e abordagem qualitativa. Como resultado, as práticas pedagógicas favorecedoras da criatividade vêm sendo implementadas e fazem parte do cotidiano deste espaço de aprendência, por meio de diagnóstico, ações, recursos, formação continuada e de uma gestão participativa e coletiva. Ainda, constatou-se que a criatividade é uma faculdade ontologicamente inerente ao gênero humano, manifestando-se singularmente e, no caso dos adolescentes em conflito com a lei, é um indicativo de altas habilidades/superdotação.

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Publicado

2011-04-15

Como Citar

Peripolli, A., dos Santos, S. C., & Freitas, S. N. (2011). A CRIATIVIDADE NO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: UM OLHAR DIFERENCIADO PARA AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. VIDYA, 30(1), 16. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/297

Edição

Seção

Artigos