A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA-RS: UM ESTUDO SOBRE O PNAIC - MATEMÁTICA

Autores

  • Ana Paula Uflacker Toja
  • Ricardo Fajardo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa investigou as contribuições do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada de professores alfabetizadores do município de São Borja/RS, em especial, o PNAIC-Matemática. Participaram da pesquisa 24 professoras de 13 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Borja. A teoria foi embasada em obras de autores como: Imbernón, Garcia, Nóvoa, entre outros. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário misto, interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Por meio da análise dos dados obtidos na pesquisa evidenciou-se que as ações desenvolvidas no âmbito do PNAIC proporcionaram algumas reflexões em torno da atuação das professoras em sala de aula, promovendo o repensar da própria prática pedagógica.

Biografia do Autor

Ana Paula Uflacker Toja

Possui Licenciatura Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha (2016). Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2018).

ORCID:https://orcid.org/0000-0001-5698-6858

Ricardo Fajardo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Matemática - University of Rochester, NY (1992). Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Santa Maria. Tem interesse e trabalha na área de Ensino e Educação Matemática com ênfase nos aspectos conceituais do conteúdo matemático da escola básica e superior, bem como métodos alternativos de ensino e aprendizagem. Atuou como Coordenador Institucional do Pibid-UFSM de setembro/2012 a Março/2018. Atualmente, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9416-713X

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Toja, A. P. U., & Fajardo, R. (2020). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA-RS: UM ESTUDO SOBRE O PNAIC - MATEMÁTICA. VIDYA, 40(1), 99–116. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2960

Edição

Seção

Artigos