REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES E A PRÁTICA NOS ESTÁGIOS: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE UM FUTURO PROFESSOR DE QUÍMICA

Autores

  • Enio de Lorena Stanzani Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Apucarana
  • Fernando Bastos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Câmpus Bauru
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa que objetivou investigar o percurso de um licenciando nos estágios supervisionados, buscando compreender como o processo de orientação, fundamentado nas pesquisas da área, pôde contribuir para a reelaboração de suas ideias iniciais acerca dos saberes e da prática docente. O percurso metodológico pautou-se na análise das entrevistas realizadas ao longo do desenvolvimento de duas disciplinas de estágio, ofertadas em um curso de Licenciatura em Química. As considerações advindas deste movimento investigativo apontam que, inicialmente, o licenciando prioriza os saberes pedagógicos, referindo-se às diferentes formas de trabalhar o conteúdo, porém ainda não apresenta preocupações relacionadas à integração entre os saberes docentes. No decorrer das atividades, entretanto, reelabora suas ideias, demandando atenção aos outros saberes - disciplinar, curricular, experiencial - e à articulação entre eles, a fim de contemplar um planejamento e o desenvolvimento de uma prática fundamentada e que atendesse às especificidades do ambiente escolar.

Biografia do Autor

Enio de Lorena Stanzani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Apucarana

Doutor em Educação para a Ciência (2018) pela Unesp/Bauru-SP, Mestre em Ensino de Ciências (2012) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e Graduado em Química com habilitação em Licenciatura (2010) pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do curso de Licenciatura em Química - Área Educação Química - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Apucarana, desenvolvendo pesquisas acerca da temática Formação Inicial de Professores de Química e Saberes Docentes. É coordenador dos programas de formação docente: Residência Pedagógica e Pibid. Participa dos grupos de pesquisa: EDUCIM (Educação em Ciências e Matemática - UEL) e Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (UNESP/Bauru).

Fernando Bastos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Câmpus Bauru

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, ensino de ciências, formação de professores, abordagens para o ensino de ciências.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

MARINEZ MENEGHELLO PASSOS é Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade do Norte do Paraná (UENP). Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou (e ainda orienta) diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino, Educação Matemática e Ensino de Ciências. Supervisionou (e ainda supervisiona) estágios pós-doutoral. Atuou (e ainda atua) em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://www.educim.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências; Metacognição. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016; bolsista Sênior da Fundação Araucária no período de 2016-2019.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Stanzani, E. de L., Bastos, F., & Passos, M. M. (2020). REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES E A PRÁTICA NOS ESTÁGIOS: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE UM FUTURO PROFESSOR DE QUÍMICA. VIDYA, 40(1), 117–136. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2915

Edição

Seção

Artigos