UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO: A MATEMÁTICA DAS MÃES

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco
  • Neusa Maria Marques de Souza

Resumo

Neste artigo, relatam-se experiências que os autores tiveram no desenvolvimento de uma pesquisa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFMS. Objetivou-se investigar as possíveis relações entre práticas de letramento matemático de um grupo de mães de alunos de uma escola da periferia de Três Lagoas (MS) e a formação matemática de seus filhos. Para tal, utilizamos uma metodologia de estudo qualitativa de caráter analítico-descritivo. Aqui, é apresentado um recorte dos principais pontos que encontramos no decorrer do processo do trabalho investigativo. Logo, será apresentada uma discussão sobre as estratégias mobilizadas pelas mães, que foram sujeitos da pesquisa, para auxiliar seus filhos nas tarefas escolares de Matemática. Assim, entender possíveis relações entre o uso da matemática no dia a dia por um grupo de mães de uma escola periférica, bem como as possibilidades de utilização da sua experiência enquanto meio de ‘letrar’ matematicamente seus filhos, foi importante contribuição dessa pesquisa para o ensino-aprendizagem da Matemática escolar.

Downloads

Publicado

2011-04-15

Como Citar

Ciríaco, K. T., & de Souza, N. M. M. (2011). UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO: A MATEMÁTICA DAS MÃES. VIDYA, 31(2), 14. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/291

Edição

Seção

Artigos