UMA ANÁLISE DAS NOÇÕES DE ÁREA E PERÍMETRO À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO

Autores

  • Cintia Ap. Bento dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Debora Virgilia Canne Secretaria Estadual de Educação SP.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns resultados de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática em que foram realizadas analises a luz da Teoria Antropológica do Didático em relação às tarefas que focavam as noções de área e perímetro nos Cadernos dos Alunos e Professores dos anos finais do Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, para este artigo escolhemos apresentar as tarefas de 9° ano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com método de análise documental em que por meio de uma grade elaborada com base em nosso quadro teórico nos permitiu investigar como são propostas as noções de área e perímetro. Ao final, um dos indicativos é que esta teoria nos possibilita uma ferramenta de análise contribuindo para que professores compreendam melhor as dificuldades dos educandos.

Biografia do Autor

Cintia Ap. Bento dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Docente dos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da UNiversidade Cruzeiro do Sul.

Debora Virgilia Canne, Secretaria Estadual de Educação SP.

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática. Docente de Matemática da Secretaria Estadual de Educação SP.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Santos, C. A. B. dos, & Canne, D. V. (2020). UMA ANÁLISE DAS NOÇÕES DE ÁREA E PERÍMETRO À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO. VIDYA, 40(1), 159–175. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2895

Edição

Seção

Artigos