A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUA TRAJETÓRIA NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFN

Autores

  • Gabriel de Oliveira Soares Universidade Franciscana / PPGECIMAT
  • Eleni Bisognin Universidade Franciscana / PPGECIMAT

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo analisar os programas de disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Franciscana, a fim de buscar evidências do trabalho com a História da Matemática na formação de professores. Para tanto, inicialmente relata-se o contexto da criação do curso, destacando o percurso até a organização curricular atual. Assim, mobilizaram-se documentos como legislação, projetos pedagógicos do curso e programas das disciplinas no período de 1958 a 2017. Constatou-se que a História da Matemática esteve inserida na formação dos professores como uma disciplina específica a partir da organização curricular do ano de 1995. Entretanto, em disciplinas dos anos anteriores, como 1961 e 1964, já havia evidências do trabalho com aspectos históricos, corroborando ideias de que esse recurso pode contribuir na formação de professores de Matemática.

Biografia do Autor

Gabriel de Oliveira Soares, Universidade Franciscana / PPGECIMAT

Doutorando do Prgrama de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN).

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana / PPGECIMAT

Docente do Prgrama de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN).

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Soares, G. de O., & Bisognin, E. (2019). A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUA TRAJETÓRIA NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFN. VIDYA, 39(2), 585–602. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2857