UMA ARITMÉTICA EM CADERNOS ESCOLARES: MARCAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA

Autores

  • Anieli Joana de Godoi Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar a presença do Movimento da Matemática Moderna no ensino de aritmética em dois cadernos escolares encontrados no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina. Como referencial teórico-metodológico, nos apoiamos nos trabalhos de Hofstetter e Schneuwly (2017) acerca da história dos saberes de formação docente e em Viñao (2008), Peres (2017), Anne-Marrie Chartier (2002) e Mignot (2008), acerca dos cadernos escolares como fonte de pesquisa. Análises realizadas em dois cadernos do ano de 1968, apontam em particular, aspectos da aritmética ensinada, tais como as abordagens sobre a ideia de número/operações, que se apresentam de forma estruturada e apoiadas na linguagem de Conjuntos Numéricos, fundamentados na repetição e na representação por imagens.

Biografia do Autor

Anieli Joana de Godoi, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática, PUC/SP. Docente da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis.

Downloads

Publicado

26.11.2019

Como Citar

Godoi, A. J. de, & Costa, D. A. da. (2019). UMA ARITMÉTICA EM CADERNOS ESCOLARES: MARCAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA. VIDYA, 39(2), 429–443. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2853