FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS NORMAIS DA BAHIA: UMA LEITURA DE HISTÓRIAS A RESPEITO DA CULTURA ESCOLAR E DOS SABERES MATEMÁTICOS

Autores

  • Wesley Ferreira Nery Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Larissa Pinca Sarro Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Martha Raíssa Iane Santana da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender o que foi produzido nas últimas duas décadas a respeito da formação de professores nas Escolas Normais baianas, ressaltando aspectos da cultura escolar e dos saberes, dentre eles, os saberes matemáticos. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio da análise de oito dissertações de mestrado e três teses de doutorado localizadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e de Programas de Pós-Graduação. As análises permitiram identificar que houve uma tendência expressiva, nos trabalhos encontrados, em problematizar a feminização do magistério primário como elemento da constituição da identidade profissional. Por outro lado, foi constatada uma lacuna de investigações a respeito dos saberes que faziam parte da formação dos professores, efetivados nas Escolas Normais baianas, sobretudo os saberes matemáticos.

Biografia do Autor

Wesley Ferreira Nery, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrando em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).  Professor da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Jacuípe-BA.

Larissa Pinca Sarro Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Matemática - Licenciatura, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1994), mestrado em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Atualmente é professora adjunta do curso de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com temas relacionados à História da Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática e Resolução de Problemas nas aulas de Matemática.

Martha Raíssa Iane Santana da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) da CAPES na Universidade Estadual de Santa Cruz.

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Nery, W. F., Gomes, L. P. S., & Santana da Silva, M. R. I. (2019). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS NORMAIS DA BAHIA: UMA LEITURA DE HISTÓRIAS A RESPEITO DA CULTURA ESCOLAR E DOS SABERES MATEMÁTICOS. VIDYA, 39(2), 415–428. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2852