LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS E A CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE EM MATEMÁTICA (1972-1974)

Autores

  • Joubert Lima Ferreira Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Mariana Moraes Lôbo Pinheiro Universidade Federal da Bahia
  • Ana Virgínia de Almeida Luna Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal discutir os saberes a e para ensinar (matemática a ensinar e para ensinar) envolvidos na constituição profissional dos docentes oriundos do curso de Licenciatura Curta em Ciências da Faculdade Estadual de Educação de Feira de Santana. Para isso, abordamos o processo de implantação deste curso na referida instituição, destacando aspectos políticos e socioeconômicos da época a ele associados. Além disso, a partir da análise de documentos e entrevistas com ex-alunos do curso, alguns deles que se tornariam posteriormente, professores da instituição, discutimos os impactos do currículo praticado na Licenciatura Curta e o perfil profissional dos professores formados ali. Dessa forma, foi possível concluir que a matemática a ensinar predominou na formação desses professores, contudo, cabe salientar que houve a presença de uma matemática para ensinar, ou seja, dos saberes para ensinar oriundos do campo da pedagogia, que ocorria na prática do professor que ensinava matemática, ainda que isso não esteja de forma explícita.

Biografia do Autor

Joubert Lima Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Professor da área de Educação Matemática do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias.

Mariana Moraes Lôbo Pinheiro, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Professora da Faculdade de Educação.

Ana Virgínia de Almeida Luna, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Professora da área de Educação Matemática do Departamento de Ciências Exatas.

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Ferreira, J. L., Pinheiro, M. M. L., & Luna, A. V. de A. (2019). LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS E A CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE EM MATEMÁTICA (1972-1974). VIDYA, 39(2), 445–458. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2837