ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA EM PERIÓDICOS DE ENSINO: O QUE TRAZEM AS PESQUISAS?

Autores

  • Luciano Neves da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fernanda Aparecida Meglhioratti Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

O livro didático ocupa papel de destaque nas atividades de ensino e de aprendizagem, indo além da função de uma ferramenta didática. Com o objetivo de sistematizar as pesquisas referentes aos livros didáticos do Ensino de Biologia, analisamos os artigos vinculados a essas temáticas publicados em periódicos Qualis A1 da área de Ensino, com ênfase em Educação de Ciências, no período de 2007 a 2018. A pesquisa configurou-se como um estado do conhecimento e mapeou os artigos por meio dos termos de busca “livro didático” e “ensino de biologia”. Identificamos 40 artigos, sendo estes organizados em dois grandes eixos de análise: Temáticas da Biologia e Linhas de Pesquisa em Educação em Ciências. Em relação às Temáticas da Biologia, a Ecologia e a Genética receberam mais atenção. Quanto às Linhas de Pesquisa em Educação em Ciências, a Educação ambiental se fez mais evidente nos artigos investigados.

Biografia do Autor

Luciano Neves da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando em Educação em Ciências e Educação Matemática, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Fernanda Aparecida Meglhioratti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Áreas de atuação: Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; História, Epistemologia e Sociologia da Ciência.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

da Silva, L. N., & Meglhioratti, F. A. (2020). ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA EM PERIÓDICOS DE ENSINO: O QUE TRAZEM AS PESQUISAS?. VIDYA, 40(1), 259–278. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2803

Edição

Seção

Artigos