REFLEXÕES MANIFESTADAS POR UMA PROFESSORA NO CASO MULTIMÍDIA “EXPLORANDO PERÍMETRO E ÁREA”

Autores

  • Taynara Cristina Gaffo Fraga Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir reflexões manifestadas pela professora protagonista do caso multimídia “Explorando Perímetro e Área”, a respeito do seu trabalho, antes e após duas aulas desenvolvidas na perspectiva do Ensino Exploratório, em um 5.º Ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada análise das ações da professora no caso multimídia e considerados os níveis de reflexão (técnica, deliberada e crítica) e os objetos de reflexão (self, prática e alunos), propostos por Muir e Beswick (2007). Os resultados apontam que a perspectiva de ensino adotada permitiu à professora alcançar o nível mais elevado de reflexão, especialmente após sua analise a respeito dos vídeos das aulas. Os poucos indícios de descrições técnicas em detrimento das reflexões deliberadas e críticas mostram que a perspectiva adotada, aliada ao uso de vídeos e ao caso multimídia, é potencial para a aprendizagem profissional do professor que ensina matemática.

Biografia do Autor

Taynara Cristina Gaffo Fraga, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PECEM/UEL. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora Titular do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro, Doutora em Educação pela USP São Paulo, e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Fraga, T. C. G., & Cyrino, M. C. C. T. (2019). REFLEXÕES MANIFESTADAS POR UMA PROFESSORA NO CASO MULTIMÍDIA “EXPLORANDO PERÍMETRO E ÁREA”. VIDYA, 39(1), 233–254. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2790

Edição

Seção

Artigos