CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA

Autores

  • Carla Krupczak Universidade Federal do Paraná
  • Joanez Aparecida Aires Universidade Federal do Paraná

Resumo

Controvérsias Sociocientíficas (CSC) são situações polêmicas, envoltas em questões éticas e morais, relacionadas à Ciência e Tecnologia e à forma como estas afetam a Sociedade. No ensino, são utilizadas para desenvolver capacidades como argumentação e criticidade. Por isso, esta abordagem vem sendo pesquisada na área de Educação em Ciências, principalmente nos últimos dez anos. Portanto, consideramos relevante entender como estas investigações estão ocorrendo. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar a produção acadêmica brasileira sobre as CSC, buscando compreender as tendências destas pesquisas. Assim, foi realizado um estudo do tipo estado do conhecimento, cuja constituição de dados deu-se no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, os quais foram interpretados usando a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que a maioria das teses e dissertações sobre CSC está na região sudeste e que os focos temáticos mais investigados são formação de professores e estratégias didáticas no ensino básico.

Biografia do Autor

Carla Krupczak, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática na mesma instituição. Pesquisa sobre Controvérisas Sociocientíficas e Natureza da Ciência.

Joanez Aparecida Aires, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Krupczak, C., & Aires, J. A. (2019). CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA. VIDYA, 39(1), 277–290. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2654

Edição

Seção

Artigos