ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES NO ESTUDO DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS E EXPONENCIAIS

Autores

  • Adriana Tiago dos Santos
  • Barbara Lutaif Bianchini

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar alguns resultados da pesquisa realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio que visa o ensino das Funções Logarítmicas utilizando o software GeoGebra. Tais resultados foram obtidos na aplicação de uma sequência didática composta de quatro sessões. Neste trabalho, apresentamos os resultados da Sessão IV cujo objetivo das atividades propostas é possibilitar o reconhecimento da função logarítmica como a função inversa da exponencial. Os referenciais teóricos que subsidiaram esta pesquisa foram: os Registros de Representação Semiótica (DUVAL, 2003) e os Processos do Pensamento Matemático Avançado (DREYFUS, 1991) e como metodologia de pesquisa os pressupostos da Engenharia Didática. A análise dos protocolos em conjunto com a observação das discussões feitas pelos sujeitos da pesquisa durante o desenvolvimento da sessão permitiu-nos constatar que as duplas apresentaram dificuldade em fazer a conversão do registro gráfico para o registro algébrico. O uso do GeoGebra possibilitou a visualização das funções estudadas no registro gráfico e os sujeitos realizaram comparações entre várias funções para concluírem que a função logarítmica é a inversa da função exponencial. As atividades propostas mobilizaram o desenvolvimento dos processos do PMA como: visualização, comparação, generalização e abstração.

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Publicado

2012-04-07

Como Citar

dos Santos, A. T., & Bianchini, B. L. (2012). ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES NO ESTUDO DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS E EXPONENCIAIS. VIDYA, 32(1), 15. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/265

Edição

Seção

Artigos