EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E PERSPECTIVAS DE AÇÃO

Autores

  • Juliana Zanini Pereira
  • Juliano Beck Scott
  • Tamires M. Barbosa

Resumo

O presente trabalho trata sobre a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar, assim como as leis que regem essa prática. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa exploratória documental e bibliográfica. Alguns conceitos acerca da inclusão foram retomados assim como foram discutidas as leis que regulamentam o acesso de pessoas com deficiência à escola. O trabalho evidencia a importância de uma melhor compreensão das políticas públicas existentes, a fim de elucidar os direitos que as pessoas com deficiência possuem e que muitas vezes não são de seu conhecimento. Tal situação contribui para a pouca efetividade destas no momento atual. A partir deste trabalho, foi possível evidenciar que ainda são necessárias muitas ações que possibilitem a implantação das leis que influenciem a prática cotidiana nas escolas, através de condições adequadas para o acesso dos alunos com necessidades educacionais especiais, algum tipo de deficiência ou altas habilidades/superdotação.

Downloads

Publicado

2013-04-07

Como Citar

Pereira, J. Z., Scott, J. B., & Barbosa, T. M. (2013). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E PERSPECTIVAS DE AÇÃO. VIDYA, 33(2), 9. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/259

Edição

Seção

Artigos