ARTICULAÇÃO ENTRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TEMÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA

Autores

  • Édila Rosane Alves da Silva Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão de literatura em quatro periódicos da área de Ensino de Ciências, compreendendo o período de 2004 a 2017, para o qual propõem-se investigar e entender como vem sendo abordada a articulação de temáticas à metodologia de Resolução de Problemas no âmbito educacional. Adicionalmente, busca-se identificar as relações estabelecidas entre os temas propostos e a estratégia metodológica de Resolução de Problemas com as diferentes áreas do conhecimento, reconhecer e discutir as compreensões relativas à articulação proposta por parte de professores e analisar quais são os tipos de temas e problemas sinalizados na literatura. A análise dos resultados evidencia uma articulação interdisciplinar entre as áreas do conhecimento, além de apontar indícios sobre uma aprendizagem para a cidadania e para o desenvolvimento de habilidades e competências indicadas nos documentos oficiais para a educação brasileira, embora se confirme uma escassez de publicações que versem sobre o assunto.

Biografia do Autor

Édila Rosane Alves da Silva, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências pela Universidade de Santa Maria (UFSM), possui Licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutoraem Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre emEnsino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA,licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RioGrande do Sul -Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmenteatua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso dePós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduaçãoem Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente ecomo coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciaturaem Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se naformação de professores, Resolução de Problemas e processo de ensino e deaprendizagem em Ciências da Natureza.maragoi28@gmail.comOrcid:  https://orcid.org/0000-0002-4164-4449Lattes: http://lattes.cnpq.br/4134633660161244

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Silva, Édila R. A. da, & Goi, M. E. J. (2019). ARTICULAÇÃO ENTRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TEMÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA. VIDYA, 39(1), 195–214. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2545

Edição

Seção

Artigos