CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E CONHECIMENTO DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Julio Cesar Bresolin Marinho Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus São Gabriel
  • Fabiane Ferreira da Silva Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Uruguaiana
  • Charles dos Santos Guidotti Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir sobre as concepções de Ciência e conhecimento de um coletivo de professores matriculados em um curso de especialização presencial em Educação em Ciências. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiaberto aplicado à 32 professores. A análise desses dados foi realizada pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os dados nos possibilitaram a construção de quatro DSC: três relacionados ao entendimento sobre Ciência e um referente ao entendimento sobre conhecimento. Com a investigação foi possível evidenciar que a Ciência Moderna, sustentada pelo método científico encontra-se viva nas concepções dos professores participantes dessa pesquisa, mas também emergiram ideias de uma Ciência mais ampla e interdisciplinar. Acreditamos ser importante que os professores consigam compreender a Ciência, bem como seus métodos de uma forma mais ampla, para que assim possam perceber a sua própria prática docente como uma forma de produção científica. Esperamos que os professores que realizaram o curso de especialização em Educação em Ciências, pudessem aperfeiçoar as suas ideias tanto sobre Ciência, como de conhecimento.

Biografia do Autor

Julio Cesar Bresolin Marinho, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus São Gabriel

Doutor em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Associação Ampla entre UFRGS/UFSM/FURG), com período sanduíche na Universidade de Cabo Verde - UniCV (Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde). Integrante do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC/FURG). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel atuando nas disciplinas pedagógicas do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura. É sócio da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) desde 2011. Possui interesse na área da Educação em Ciências, trabalhando principalmente com os temas de Educação em Saúde e Ensino de Biologia.

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Uruguaiana

Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Associação Ampla entre UFRGS/UFSM/FURG). Professora do Curso de Ciências da Natureza - Licenciatura e do PPG em Educação em Ciências, na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Tem experiência na área de Educação, Educação em Ciências e Química, com ênfase na formação inicial e continuada de professoras(es), nas modalidades presencial e a distância, atuando principalmente com os seguintes temas: currículo, ensino de ciências e química, corpo, gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e cultura. Integrante do Grupo de Pesquisa Tuna - Gênero, Educação e Diferença da UNIPAMPA. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da FURG.

Charles dos Santos Guidotti, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Associação Ampla entre UFRGS/UFSM/FURG). Professor assistente da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem experiência na área de Física, com ênfase no ENSINO DE FÍSICA, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ensino por investigação, experimentação e formação de professores.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Marinho, J. C. B., Silva, F. F. da, & Guidotti, C. dos S. (2018). CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E CONHECIMENTO DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. VIDYA, 38(2), 53–69. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2464

Edição

Seção

Artigos