O USO DA LINGUAGEM COMO FERRAMENTA DE ACESSO E APOIO AO PENSAMENTO MATEMÁTICO

Autores

  • Maria Soraia Silva Cruz

Resumo

A relação entre pensamento e linguagem é uma discussão antiga na psicologia. Contudo, as investigações sobre as possíveis interferências da linguagem sobre o pensamento permanecem na atualidade e têm recebido especial atenção de estudiosos da área da educação matemática.  As pesquisas têm indicado que o uso intencional da linguagem em sala de aula pode esclarecer formas de pensar dos estudantes ou modificar o seu pensamento. A proposta do presente artigo é discutir como as relações entre linguagem e pensamento, especificamente entre linguagem e pensamento matemático, têm sido tratadas na literatura e que contribuições tais estudos têm trazido para a educação matemática. Possibilidades e limitações quanto ao uso deliberado da linguagem em sala de aula são discutidas.

Downloads

Publicado

06.04.2013

Como Citar

Cruz, M. S. S. (2013). O USO DA LINGUAGEM COMO FERRAMENTA DE ACESSO E APOIO AO PENSAMENTO MATEMÁTICO. VIDYA, 33(1), 11. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/243

Edição

Seção

Artigos