O PRÉ-CÁLCULO NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO: O PRESCRITO

Autores

  • Fabiana Andrade UFRJ E CEFET-RJ
  • Agnaldo Esquincalha UFRJ
  • Ana Teresa de Oliveira FE/UFRJ

Resumo

Este artigo tem como foco de investigação a disciplina de Pré-Cálculo no contexto dos cursos de licenciatura em matemática, compreendendo que ela compõe a fase de transição do ensino médio para o ensino superior dos licenciandos. O contexto de investigação são as doze Instituições de Ensino Superior (IES) públicas presenciais no estado do Rio de Janeiro (RJ) que possuem a disciplina em sua estrutura curricular. A análise deu-se a partir de um mapeamento do que se encontra prescrito nas ementas e nos Projetos Pedagógicos (PPC) dos cursos de licenciatura em matemática das instituições para orientar o trabalho desenvolvido na referida disciplina, ou seja, seus objetivos, sua carga horária, os conteúdos e as referências bibliográficas sugeridas para embasamento do curso. O objetivo foi compreender como se estabelece o trabalho a ser desenvolvido na disciplina nos documentos institucionais. Dentre os resultados, observamos que o Pré-Cálculo está presente no currículo da maioria dos cursos de Licenciatura em matemática fluminenses, principalmente com objetivos de nivelamento e revisão de conteúdos. As instituições que não oferecem a disciplina na estrutura curricular do curso, contam com projetos de extensão e ações de apoio de mesmo sentido.

Biografia do Autor

Fabiana Andrade, UFRJ E CEFET-RJ

Atualmente é aluna de doutorado do Programa de pós-graduação Ensino de Matemática na UFRJ. Atua como docente efetiva EBTT do CEFET - RJ Uned Itaguaí, lecionando disciplinas para os cursos de Engenharia Mecânica e de Produção e como tutora à distância do consórcio CEDERJ-UFF, no curso de Licenciatura em Matemática. Possui Mestrado PROFMAT em Matemática pela UNIRIO (2014), especialização em Novas Tecnologias do Ensino de Matemática (NTEM) do LANTE-UFF (2017) e licenciatura em Matemática pela Universidade do Grande Rio (2010). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação. Foi professora efetiva DE de Matemática do Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância (CEFOR) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), professora assistente substituta do Departamento de Matemática Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, além de ter atuado nas redes estadual e municipal do RJ de 2011 a 2015.

Agnaldo Esquincalha, UFRJ

Estágio Pós-Doutoral no Programa de Educação em Ciências e Matemática da UFRRJ, Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, Mestre em Modelagem Computacional pela UERJ e Licenciado em Matemática pela UFRRJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Procientista - UERJ/FAPERJ) e Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, do Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT/UERJ, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - PEMAT/UFRJ. Atual Coordenador do Curso de Matemática da FFP/UERJ e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Tecnologias Digitais da FFP/UERJ, além Professor Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino da UFF. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro (2016-2018). Nos últimos anos, foi Professor do Departamento de Matemática da PUC-Rio, Coordenador de Matemática nas Diretorias de Extensão e de Mídias Digitais da Fundação CECIERJ, Coordenador de Tutoria do Programa de Formação de Professores de Matemática do Estado de São Paulo e Coordenador Geral de Matemática dos Programas de Formação Continuada da SEEDUC-RJ/CECIERJ. Além disso, foi Professor Substituto nas áreas de Matemática e Educação Matemática na UFRJ, na UERJ e na UFRRJ, além ter sido bolsista de desenvolvimento de projetos de EaD na UNIRIO, e professor na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na Formação do Professor de Matemática, Tecnologias Digitais em Educação Matemática, Educação Matemática Especial e Inclusiva, Tutoria e Gestão de Cursos a Distância.

Ana Teresa de Oliveira, FE/UFRJ

Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira concluiu o estágio pós doutoral em julho de 2013, na Faculdade de Educação da UNICAMP, na área de ensino e práticas culturais (em Educação Matemática), supervisionada pelo Prof. Dr. Dario Fiorentini. É doutora em Educação desde agosto de 2007, pela PUC-Rio, orientada pela Porfa. Dra. Menga Ludke. . Concluiu o curso de mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1997, orientada pelo Prof. Dr. João Bosco Pitombeira. Atualmente é professora associado I da Faculdade de Educação da UFRJ, da disciplina didática especial de matemática e prática de ensino. Coordenou, desde dezembro de 2008 a dez 2014, o programa de bolsas de monitoria da Faculdade de Educação da UFRJ. Coordenou, o LEPED - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores, da Faculdade de Educação da UFRJ, cadastrado no CNPq e certificado pela UFRJ, de 2014 até 2017. É professora do quadro permanente do mestrado em ensino de matemática e do doutorado em ensino e história de matemática e física, do Instituto de Matemática da UFRJ, na linha de ensino. Anteriormente, esteve por 32 anos consecutivos atuando como professora de matemática na educação básica e como professora do curso de formação de professores do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Publicou 37 artigos em periódicos especializados e 10 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capítulos de livros publicados. Possui 73 itens de produção técnica. Participou de 21 eventos no Brasil. Orientou 4 trabalhos de conclusão de curso na área de Educação Matemática. Recebeu 8 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Matemática, com ênfase em Metodologia do Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 21 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Matemática e Educação Básica, Pesquisa Formação Professor Matemática, Pesquisa Juiz Educação Básica, Adição Subtração Multiplicação Divisão, Alfabetização Matemática, Número, Álgebra, Geometria, História da Matemática. Integrou o grupo de pesquisa coordenado pelo GEPFPM/UNICAMP, onde desenvolveu pesquisa intitulada Mapeamento e Estado da Arte da Pesquisa Brasileira sobre o Professor que ensina Matemática, em 2013/2016, na condição de coordenadora da Região RJ/ES.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Andrade, F., Esquincalha, A., & de Oliveira, A. T. (2019). O PRÉ-CÁLCULO NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO: O PRESCRITO. VIDYA, 39(1), 131–151. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2417

Edição

Seção

Artigos