UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO PROBLEMA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Michele Regiane Dias Veronez Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL - Universidade Estadual do Paraná. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná - Campus de Apucarana
  • Élida Maiara Velozo de Castro Mestre pela UNICENTRO - Mestrado Profissional em Ciências Naturais e Matemática. Professora Assistente e Colaboradora na Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória.
  • Márcio André Martins Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto na Universidade Estadual do Centro-Oeste Paranaense (UNICENTRO)

Resumo

Pautados nas assertivas de que uma atividade de modelagem matemática é orientada pela busca por solução(ões) para um problema, elegemos como foco de estudo o problema em atividades de modelagem matemática. Para tanto, buscamos nos anais dos Encontros Paranaenses de Modelagem Matemática na Educação Matemática (EPMEM) os relatos de experiências que trazem práticas de Modelagem Matemática desenvolvidas na Educação Básica. Delimitamos como questão de investigação: que aspectos conduzem ao reconhecimento de um problema a investigar, nas atividades de modelagem relatadas nos EPMEM?. Consideramos a Análise de Conteúdo, segundo Laurence Bardin, como base metodológica. Ponderamos que o reconhecimento do problema, por parte dos estudantes, nas práticas de modelagem analisadas ficou subordinado aos encaminhamentos e indicações do professor, revelando uma participação pouco ativa dos estudantes e sugerindo que essas práticas ainda pouco consideram os estudantes como aqueles que evidenciam ou indicam um problema a resolver; tampouco, suas intenções ou discussões prevalecem.

Biografia do Autor

Michele Regiane Dias Veronez, Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL - Universidade Estadual do Paraná. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná - Campus de Apucarana

Professora e pesquisadora na área de Educação Matemática - Modelagem Matemática.

Élida Maiara Velozo de Castro, Mestre pela UNICENTRO - Mestrado Profissional em Ciências Naturais e Matemática. Professora Assistente e Colaboradora na Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória.

Pertence ao quadro de professores colaboradores no Colegiado de Matemática da UNESPAR - Campus de União da Vitória

Márcio André Martins, Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto na Universidade Estadual do Centro-Oeste Paranaense (UNICENTRO)

Pertence ao quadro de docentes efetivos no Departamento de Matemática da UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Veronez, M. R. D., Castro, Élida M. V. de, & Martins, M. A. (2018). UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO PROBLEMA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. VIDYA, 38(1), 223–235. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2403

Edição

Seção

Artigos