UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O USO DA METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Maria Aparecida Monteiro Deponti Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari
  • Ana Marli Bulegon Universidade Franciscana

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma revisão de literatura sobre a implementação da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) para o ensino. A pesquisa qualitativa, teve o objetivo de investigar se (e como) a metodologia SAI está sendo usada no ensino, a área do conhecimento das produções existentes e os conteúdos de Física abordados nas produções em ensino de Física, para verificar a pertinência da implementação desta metodologia no ensino de Física. Questão norteadora: Como a metodologia SAI pode ser utilizada para contemplar a aprendizagem de Física? Realizamos uma busca de produções científicas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e na Plataforma Sucupira, utilizamos os descritores “sala de aula invertida” ou “flipped classroom”, não especificamos período temporal e concluímos a pesquisa em janeiro de 2018. Para o ensino de Física, os resultados apontam poucos estudos acerca da metodologia SAI e evidenciam a pertinência de implementá-la.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Monteiro Deponti, Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari

Graduação em Matemática Licenciatura Plena com habilitação em Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Campus Santiago, graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, RJ, especialização em Física para a Educação Básica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Centro Universitário Franciscano. É Professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari.

Ana Marli Bulegon, Universidade Franciscana

Doutorado em Informática na Educação (UFRGS - 2011, conceito CAPES 7), Especialização em Psicologia (UESP - Rússia - 2016), Especialização em Gestão do Conhecimento e o paradigma Ontopsicológico (AMF - 2014), Mestrado Profissional em Ensino de Física (UNIFRA - 2006), Especialização em Ensino de Matemática (UNIFRA - 1988) e graduação em Matemática (UNIFRA - 1986). Atualmente trabalha como: - Professora Adjunto III do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), membro permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática (PPGECIMAT - Doutorado e Mestrado).

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Deponti, M. A. M., & Bulegon, A. M. (2018). UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O USO DA METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO DE FÍSICA. VIDYA, 38(2), 103–118. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2402

Edição

Seção

Artigos