MATEMÁTICAS, JOGOS DE LINGUAGEM E SEMELHANÇAS DE FAMÍLIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA
Resumo
Este artigo tem por objetivo explicitar os jogos de linguagem matemáticos, expressos por um engenheiro civil e um grupo de professores de Matemática que atuam em cursos de Engenharia e na Escola Básica, ao resolverem uma questão envolvendo a área de um quadrilátero. Metodologicamente, a investigação, qualitativa e de inspirações etnográficas, fez uso de entrevistas e material escrito e produzido pelos participantes. O referencial teórico metodológico está embasado nas ideias do campo da etnomatemática conforme descrito por Gelsa Knijnik. A análise do material de pesquisa permitiu inferir que os professores de Matemática operam com regras usualmente problematizadas nas aulas da mencionada disciplina, como a fórmula de Heron e a lei dos cossenos, e dividem a figura em, no máximo, duas partes. Embora o engenheiro parta o quadrilátero em vários triângulos, é possível evidenciar semelhanças de família entre os jogos de linguagem matemáticos evidenciados pelos participantes.
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