O COMPORTAMENTO DE FUNÇÕES COM O ESTUDO DE DERIVADAS POR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM OBJETO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Luiz Gonzaga Alves da Cunha Faculdade Única de Ipatinga
  • João Bosco Laudares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

Neste artigo, são apresentados resultados de uma Pesquisa realizada num Mestrado em Ensino Superior sobre o comportamento de funções com o estudo de derivadas. Por meio do apoio de um projeto de financiamento foi desenvolvida em duas etapas: 1ª) produção de uma sequência didática de atividades inserida num Objeto de Aprendizagem informatizado. 2ª) aplicação do Objeto de Aprendizagem a estudantes  de graduação para sua validação. Foi uma Pesquisa qualitativa em duas abordagens: experimental, com a construção de material didático, e empírica, na observação da aplicação do experimento com análise de dados. Após passar por duas versões (1) PowerPoint - Microsoft, (2) HTML, ambas com applets do GeoGebra, o Objeto de Aprendizagem foi implementado em ambiente WEB 2.0. Os resultados mostraram a efetividade da proposta metodológica em estimular, com a dinâmica do Objeto de Aprendizagem e a transição da representação algébrica para geométrica/gráfica, a participação do estudante na construção de seu conhecimento.

Biografia do Autor

Luiz Gonzaga Alves da Cunha, Faculdade Única de Ipatinga

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / PUC-MINAS (2015). Professor da Faculdade Única de Ipatinga / FUNIP, Ipatinga, Minas Gerais, Brasil.

 

João Bosco Laudares, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Professor titular dos cursos de Graduação e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUCMINAS e pesquisador em Educação Profissional - Educação e Trabalho do CEFETMG.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Cunha, L. G. A. da, & Laudares, J. B. (2017). O COMPORTAMENTO DE FUNÇÕES COM O ESTUDO DE DERIVADAS POR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM OBJETO DE APRENDIZAGEM. VIDYA, 37(2), 397–416. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2102