UM MODELO PARA ANALISAR A IMAGEM DO CONCEITO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS

Autores

  • Geraldo Claudio Broetto Instituto Federal do Espírito Santo
  • Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner Universidade Federal do Espirito Santo.

Resumo

Neste trabalho, discorremos brevemente a respeito da teoria da imagem do conceito desenvolvida por David Tall e Shlomo Vinner. Também tratamos da teoria de exemplo protótipo de Rina Hershkowitz e da compreensão instrumental e relacional de Richard Skemp. De posse dessas ideias, construímos um modelo de análise de dados que articula todas elas. Esse modelo foi utilizado em nossa pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi diagnosticar as imagens conceituais de números racionais e irracionais trazidas por licenciandos ingressantes na matemática, bem como analisar as movimentações dessas imagens. Participaram da pesquisa dezenove estudantes ingressantes na licenciatura em matemática do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes - Campus Vitória, durante o ano de 2014. O modelo revelou-se com potencial para analisar dados de outros tipos de pesquisa que envolvam a matemática avançada, que trabalhem de alguma forma com formação e manipulação de conceitos e definições matemáticas.

Biografia do Autor

Geraldo Claudio Broetto, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Professor de matemática da Coordenadoria de Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória

Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Universidade Federal do Espirito Santo.

Doutora em Educação Matemática por Indiana University. Professora aposentada do Departamento de Matemática da UFRJ.Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Broetto, G. C., & Pereira dos Santos-Wagner, V. M. (2017). UM MODELO PARA ANALISAR A IMAGEM DO CONCEITO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS. VIDYA, 37(2), 335–354. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2046