CÁLCULO E ANÁLISE: MAPEAMENTO DAS PESQUISAS DO GT04 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Gabriel Loureiro de Lima Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Barbara Lutaif Bianchini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Eloiza Gomes Instituto Mauá de Tecnologia

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o mapeamento das pesquisas realizadas no âmbito do GT04 - Ensino Superior - da SBEM. O corpus de análise compreendeu 139 artigos que correspondem a parte das publicações deste Grupo desde sua criação. Optamos por retratar, neste trabalho, as 61 investigações relativas às temáticas Cálculo Diferencial e Integral, Análise Matemática e intersecções desses campos de conhecimento. Os dados obtidos evidenciaram que a maior parte dos estudos refere-se a objetos matemáticos normalmente abordados em cursos iniciais de Cálculo e, em relação à Análise, há uma concentração de produções voltadas aos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de número real. Constamos a existência de poucas pesquisas sobre Cálculo cujos sujeitos são professores e também que há uma demanda por trabalhos que contemplem as especificidades do Cálculo e da Análise e as complementaridades entre essas duas áreas.

Biografia do Autor

Gabriel Loureiro de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Na mesma instituição é líder do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional, atuando na linha de investigação A Matemática como Componente Curricular de Cursos de Graduação que volta sua atenção para o ensino de Matemática em cursos superiores cujo foco não é a formação de matemáticos. Participa,também na PUC-SP, do grupo de pesquisa GPEA (Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica). Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral e da Análise Matemática. Sua investigação de doutorado, intitulada, A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994, defendida em 2012, recebeu menção honrosa na categoria Ensino no Prêmio Capes de Teses 2013. Atualmente é Professor Auxiliar de Ensino do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e coordenador do Curso de Matemática-Licenciatura, da mesma instituição. É também professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP. Foi eleito vice coordenador do GT4 - Ensino Superior - da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em novembro de 2015.

Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, registros de representação semiótica, formação de professores e álgebra.

Eloiza Gomes, Instituto Mauá de Tecnologia

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1978), graduação em Bacharel Em Matemática pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1979), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Atualmente é professor associado do Instituto Mauá de Tecnologia e participa, na PUC-SP, do grupo de pesquisa GPEA (Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica). Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, principalmente nos cursos de Engenharia.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Loureiro de Lima, G., Lutaif Bianchini, B., & Gomes, E. (2017). CÁLCULO E ANÁLISE: MAPEAMENTO DAS PESQUISAS DO GT04 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. VIDYA, 37(2), 317–334. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2009