UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER GEOMETRIA ANALÍTICA

Autores

  • Arlindo José de Souza Junior Universidade Federal de Uberlândia
  • Érika Maria Chioca Lopes Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento das dissertações e teses brasileiras que abordaram a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para ensinar e aprender Geometria Analítica, produzidas no período de 2010 a 2016. A partir de levantamento nas páginas eletrônicas da CAPES e de programas de pós-graduação ligados à Educação e Matemática, foram selecionados 47 pesquisas. Na organização dos dados, consideraram-se as diferentes abordagens adotadas nos trabalhos, as tecnologias utilizadas, a modalidade, o nível de ensino e principais conclusões, levando-se em conta benefícios, limitações ou dificuldades relatados. A partir das similaridades observadas, foram criados grupos e subgrupos, de forma que sua descrição e análise forneceram, de maneira condensada, os elementos principais dos trabalhos. Esse mapeamento mostrou, entre outras considerações, a importância dada ao planejamento pedagógico e às ações docentes, para que o trabalho educativo com as tecnologias digitais favoreça o processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Arlindo José de Souza Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade Federal de Uberlândia, na Faculdade de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Érika Maria Chioca Lopes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Docente da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Souza Junior, A. J. de, & Lopes, Érika M. C. (2017). UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER GEOMETRIA ANALÍTICA. VIDYA, 37(2), 479–497. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1994