O CONCEITO DE CONJUNTO FINITO E INFINITO POR MEIO DE TAREFAS: UMA PROPOSTA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA

Autores

  • Marcele Tavares Mendes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • RODRIGO Camariho de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Regina Luzia Corio de Buriasco Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Propomo-nos neste artigo discutir tarefas para o ensino de conceitos que dão sustentação ao Cálculo Diferencial e Integral, mais especificamente conceitos de Análise Real. Estabelecemos relações com a abordagem de ensino Educação Matemática Realística, com a intenção de apresentar elementos da prática pedagógica que podem servir para um processo de aprendizagem em um ambiente que pressupõe desenvolver mais do que competências de reprodução e de memorização - competências comumente requeridas em uma aula tradicional de Cálculo ou de Análise Real. O capítulo analisado, Ad Infinitum, contempla propriedades do conjunto dos números Reais. As tarefas elaboradas abordam questionamentos sobre o infinito: “Pode um infinito ser maior que outro?”; “Quanto é infinito mais um?”; “Há mais números racionais ou irracionais?”; “O que caracteriza um conjunto infinito?”; “Posso ordenar os elementos de um conjunto infinito?”.

Biografia do Autor

Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de matemática e do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina.

RODRIGO Camariho de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Regina Luzia Corio de Buriasco, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

Mendes, M. T., Oliveira, R. C. de, & Buriasco, R. L. C. de. (2017). O CONCEITO DE CONJUNTO FINITO E INFINITO POR MEIO DE TAREFAS: UMA PROPOSTA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA. VIDYA, 37(1), 239–252. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1962

Edição

Seção

Artigos