A DISCIPLINA NO PENSAMENTO DE KANT E COMENIUS: INFLUÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO ARQUITETÔNICA DA ESCOLA MODERNA

Autores

  • Mateus Lorenzon Centro Universitário UNIVATES
  • Jacqueline Silva da Silva Centro Universitário UNIVATES

Resumo

Busca-se no estudo elucidar de que modo o pensamento pedagógico de Kant - arquiteto do projeto de mundo moderno - e Comenius - fundador da pedagogia - influenciaram os modos pelos quais os elementos arquitetônicos são dispostos na instituição escolar. O estudo caracteriza-se como uma revisão da literatura, na qual as obras dos autores citados foram analisadas a partir de autores como Foucault (2008, 2013), Bujes (2003) e Dornelles (2004). Observa-se que na obra desses pensadores, a disciplina é compreendida como instrumento necessário para impedir que a selvageria e a animalidade tornem-se latentes no homem. Todavia, a disciplina não deve ser compreendida como um mecanismo de punição ou suplício, mas sim como um recurso que impede a manifestação de atos pecaminosos. Nessa perspectiva, compreende-se que foram constituídos nas escolas mecanismos e estratégias, tais como a própria organização espacial, que materializaram esse modo de pensar.

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Centro Universitário UNIVATES

Graduado em Pedagogia - UNIVATES. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGEn/UNIVATES. Docente na rede pública municipal de Arroio do Meio/RS.

Jacqueline Silva da Silva, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação - UFRGS. Professora do Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

Lorenzon, M., & da Silva, J. S. (2017). A DISCIPLINA NO PENSAMENTO DE KANT E COMENIUS: INFLUÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO ARQUITETÔNICA DA ESCOLA MODERNA. VIDYA, 37(1), 303–316. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1925

Edição

Seção

Artigos