UMA PROPOSTA PARA DESENVOLVER O LETRAMENTO ESTATÍSTICO ATRAVÉS DE PROJETOS

Autores

  • Mariana Busatta Barberino Escola Estadual Asa Branca da Serra
  • Marcos Nascimento Magalhães Universidade de São Paulo

Resumo

Nesse artigo descreveremos uma proposta de ensino-aprendizagem baseada em projetos que visa o desenvolvimento do letramento estatístico. Embora possa ser aplicada em outras séries ou redes de ensino, a proposta foi elaborada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais de São Paulo. Ao longo da execução do projeto, são apresentados os conceitos e ideias estatísticas aos estudantes. O diálogo entre professor e alunos desempenha um papel fundamental nesse processo, bem como as discussões entre os próprios estudantes. A proposta é composta de 35 aulas que incluem, além das etapas de projetos, atividades complementares, avaliações e apresentações.

Biografia do Autor

Mariana Busatta Barberino, Escola Estadual Asa Branca da Serra

Ensino de matemática

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Barberino, M. B., & Magalhães, M. N. (2016). UMA PROPOSTA PARA DESENVOLVER O LETRAMENTO ESTATÍSTICO ATRAVÉS DE PROJETOS. VIDYA, 36(2), 363–375. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1821