ILUSÃO DA EQUIPROBABILIDADE, ALEATORIEDADE E CONVERGÊNCIA NOS PROCESSOS COGNITIVOS ENVOLVIDOS NO RACIOCÍNIO PROBABILÍSTICO

Autores

  • Gabriela Machado Moura Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Suzi Samá Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o raciocínio probabilístico de estudantes do Ensino Superior por meio do Problema de Monty Hall. Foi proposta uma atividade, na qual foram utilizados diferentes recursos didáticos, como material concreto, vídeo e simulação. Estas distintas abordagens buscaram a Aprendizagem Ativa da probabilidade condicional, fundamentada no Modelo Pedagógico Relacional. A manifestação dos estudantes ao longo da realização da atividade foi apreciada por meio da análise fenomenológica, sendo identificadas duas categorias: ilusão da convergência e ilusão da equiprobabilidade e aleatoriedade. Apesar do fato de que a maioria dos estudantes chegou à melhor estratégia para a resolução do Problema, as justificativas que subsidiaram as decisões para tal foram tomadas com base em equívocos sobre conceitos de probabilidade. Estes resultados evidenciam que compreender o processo cognitivo dos estudantes é importante para orientar o planejamento do ambiente educacional, a fim de auxiliar no desenvolvimento do raciocínio probabilístico destes.

Biografia do Autor

Gabriela Machado Moura, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bolsista de Inciação Científica do CNPq - Graduanda do Bacharelado em Matemática Aplicada. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística da FURG.

Suzi Samá, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Matemática (1997), mestre em Engenharia Oceânica (2001) e doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística – IMEF/FURG. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e do Mestrado em Administração. Professora Pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil UAB/FURG. Integrante da equipe proponente do Programa Novos Talentos. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística FURG/CNPq, Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia FURG/CNPq e do Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística – LabEst. Autora dos livros Estatística I e Estatística II.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Moura, G. M., & Samá, S. (2016). ILUSÃO DA EQUIPROBABILIDADE, ALEATORIEDADE E CONVERGÊNCIA NOS PROCESSOS COGNITIVOS ENVOLVIDOS NO RACIOCÍNIO PROBABILÍSTICO. VIDYA, 36(2), 523–538. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1818